Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos
Fundada em 1991 pelo ator, palhaço e empreendedor social Wellington Nogueira, a associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Em 2016, com um nova governança, atualizou sua missão para uma tarefa institucional que reforça, entre outras diretrizes, a cultura como um direito de todos.
A associação contrata profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço. Apesar de o trabalho ser gratuito para os hospitais e o público, sua ação é artística e não atua com voluntários. A maneira como Doutores da Alegria optou por se estabelecer, valorizando o trabalho profissional, foi para gerar conhecimento e legado para futuras gerações. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de pessoas e empresas.
Doutores da Alegria tem o propósito de intervir na sociedade propondo a arte como mínimo social para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Comments